Episodio banido de chaves #1

Faaala soldados da Armada Nerd,  essa semana meu pc foi pro saco, comprei outro e to de vorta, e começarei a publicar periodicamente na minha coluna contos de terror, bizarrices, lendas urbanas e outras lendas que jamais saberemos sua veracidade.

Gostaria de contar, como inauguração, o suposto motivo, a suposta lenda por traz da briga de Chesperito ( Roberto Gomes Bolaños, o Chaves) e Carlos Villagrán (o Quico) do seriado Chaves exibido até os dias atuais no SBT que será dividido em 3 publicações.

Esse conto retrata o “Episódio Maldito”  que jamais foi ao ar mas que alguns produtores da rede mexicana em que era exibido, assistiram e vetaram tal episodio.

O misterio começa quando foi divulgada na epoca a noticia de que Carlos Villagrán, interprete de Quico em Chaves teria brigado com Chesperito, o que o fez abandonar o seriado em que trabalhava desde o inicio da decada de 70. Muitas foram as teorias e hipoteses que levantaram a respeito dessa briga, mas até hoje, esse foi a melhor que eu li.

O episodio piloto chegou a ser gravado mas todas as suas copias (com exceção de uma) haviam sido destruidas pela televisa. Contudo, uma copia clandestina foi vendida à um argentino pelo valor de U$4000.

Agora seguem-se os “fatos”

Após o sucesso da temporada de 1974, Bolaños, artista inquieto como era queria introduzir mudanças no programa. Poucos sabem, mas Bolanõs desejava roteiros com terror e misterio e abandonar a comédia.

Em 1975, Bolaños introduz alguns desses elementos no Chaves, como no episodio que Chaves Quico e Chiquinha entram na casa da Dona Clotilde, e lá, descobrem que de fato ela era uma bruxa e suas descobertas teriam implicações em episódios futuros. Executivos da televisa interviram e impuseram o final que foi ao ar.

Ainda nesse ano, vai ao ar um episódio de travessuras e trapalhadas em que Chaves faz com que os moradores da vila comessem insetos embebido em gasolina.

A partir de 1978, Bolaños decide mudar radicalmente o programa. Chaves seriam um programa voltado para adultos, seria comédia com elementos de terror . O episodio piloto chegou a ser gravado tendo a reação absolutamente negativa pelos executivos da televisa. A seguir a Sinopse tao controversa do episodio:

Sinopse:

O episodio começa com Chaves brincando na vila encima de um patinete. Quico sai de casa e o vê brincando, faz uma espressão zangada, vai até ele, segura o guidon do patinete com as duas mãos. Segue um diálogo.

– Quem te deu permissao para mexer com os meus brinquedos?

– É que o patinete estava jogado ali no outro patio e eu… e eu…

Quico fica ainda mais zangado e diz:

– E eu coisa nenhuma Chaves, devolve aqui meu patinete.

Ato contínuo: Quico puxa o patinete bruscamente, derrubando Chaves. Quico deixa o patinete no chão e ri escandalosamente. Chaves levanta, pega do patinete, empunha-o e avança sobre Quico.

Quico corre e grita mamãe!. Nesse meio tempo, Seu Madruga sai de sua casa e toma o patinete de Chaves, impedindo que ele acerte Quico. Dona Florinda vem para o pátio, apressadamente:

– Mamãe, ele queria me bater com o patinete!

Dona Florinda da um tapa em Seu Madruga. Diz:

-Vamos tesouro, não se misture com essa gentalha.

Volta pra dentro, Quico aplica o tradicional gentalha gentalha e tambem volta pra casa.

Nesse momento, um primeiro plano sobre Seu Madruga revela que seu nariz está sangrando. Ele tenta estancar o sangramento, sob o olhar preocupado de Chaves, mas sem sucesso. Ambas as narinas deitam uma grande quantidade de sangue até que seu madruga cai no chão do Pátio.

Corta pra Quico, Chiquinha e Chaves na escada da vila. A iluminação do cenário sugere estar de noite. Os três choram muito. Em Chaves, cada personagem demonstra um modo característico de chorar, mas neste momento não. Eles choram de forma comum, aos soluços. Esse plano dura aproximadamente um minuto.

Em seguida chega Professor Girafales e Seu Barriga acompanhados de 2 Policiais. Eles se dirigem pra casa da Dona Florinda. O Professor bate na porta, ninguem atende. Ele chama:

– Dona Florinda, abra por favor.

Não há resposta. O Professor abre a porta, os Policiais entram e saem com Dona Florinda algemada. Seu rosto exibe uma imensa apatia enquanto os policiais a levam. Quico ao ver sua mãe sendo levada desespera-se: tenta atacar os Policiais, mas é contido por Seu Barriga. Dona Florinda nem parece tomar conhecimento da situação, sempre mantendo a expressão apática e seu olhar vazio. Quico, seguro por Seu Barriga, chora muito e balbucia “Mamãe” algumas vezes. Depois que os Policiais deixam a vila levando Dona Florinda, Seu Barriga tenta consolar Quico mas ele corre para casa.

Continuação na proxima publicação.

Anúncios

2 respostas em “Episodio banido de chaves #1

  1. BOM DIA FORSETI! BOM DIA GALERA! FIQUEI ESTARRECIDO COM ESSE EPSÓDIO MAS SE REALMENTE FOR VERDADE ROBERTO GOMES E SUA PRODUÇÃO JÁ SABIAM QUE CARLOS VILAGRAN E RAMOM VALDEZ DEIXARIAM A SÉRIE PORQUE SE PARARMOS PARA ANALIZAR O CONTEXTO DO EPSÓDIO CONCLUIREMOS QUE A MORTE DO SEU MADRUGA NOS DA A IDEIA DE UMA EXTINÇÃO OU DESPEDIDA DO PERSONAGEM PARA JUSTIFICAR SUA SAIDA DA SÉRIE ! PELO MENOS E O QUE SE CARACTERIZA POIS O ROBERTO GOMES NÃO ARRISCARIA BANIR UM DOS PERSONAGENS DE MAIS SUCESSO DA SÉRIE SEM MOTIVO APARENTE ! É MINHA AVALIAÇÃO E OPINIÃO SOBRE ISSO! E QUANTO AO CARLOS VILAGRAN CONCORDO COM O AMIGO FORSETI ESSE É DOS MOTIVOS MAIS COERENTES PARA A SAIDA DE CARLOS VILAGRAN DA SERIE ! ABRAÇOS!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s