Esquenta pro Armada Cast #3 – Curiosidades e baboseiras sobre Tolkien

Boa tarde queridos soldados do Armada Nerd, depois de uma semana pesada e sem tempo como sempre, tem esse belo feriado para além de refletir sobre os nossos entes queridos que passeiam agora pelo Elísio, porque não pararmos um instante para refletirmos e fazermos um esquenta esperto pro Armada Cast #3? Vamos lá, vai tomar um pouquinho do seu tempo e você vai aprender ou relembrar bastante coisa legal.

Quando a gente fala de Tolkien você sempre vai lembrar daquele senhorzinho maluco com o cachimbo na boca. Um hobbit. A verdade é que graças a ele, você que é fã de literatura fantástica, pode ler suas obras geniais, e a dos outros autores do mesmo estilo. Que ele é o paladino, o precursor, o imperador, deus, oberjarl, primeiro-ministro, do gênero todos nós sabemos. E você vai ficar sabendo muito mais no Armada Cast #3. Mas vamos pra algumas reflexões e curiosidades sobre o nosso tio John Reuel?

Pra começar, alguns dizem que a marcha e a voz dos Uruk-Rai eram bem parecidos com Tolkien dormindo. O autor roncava tanto que era fato comum ele ir dormir no banheiro de sua casa, na infância foi mordido por uma aranha (da família das tarântulas) e esse episódio teve um eco psicológico no futuro, e pelo fato de ter sido uma criança bonita, uma vez foi sequestrado por um casal, foi exibido em um curral e devolvido no dia seguinte.

Outro fato interessante eu descobri ontem, na fila do super mercado, quando comecei a conversar sobre o escritor com meu tio nerd, e ele me contou que Tolkien era católico, foi intérprete do Vaticano apesar de não ter sido sacerdote, e ainda conseguiu a proeza de converter em cristão o ateísta C. S. Lewis, autor de As Crônicas de Nárnia;

Tolkien se mostrou sempre criativo, mesmo em seu ambiente familiar, além do fato da ideia principal do mundo do Senhor dos Aneis, o Hobbit e etc. terem sido feitos a princípio para o entretenimento de seus filhos, o autor também escrevia contos de fantasia para as crianças, e redigia cartas anuais do Papai Noel para elas. Um de seus filhos, Christopher Tolkien, se tornou depois editor, através da indicação do próprio pai;

Muitas bandas de rock como Led Zepellin, Jethro Tull, Rhapsody of Fire e Blind Guardian são entre muitas e muitas outras influenciadas pela obra de John;

Outra coisa que todo mundo sabe é que Tolkien escreveu grande parte de seus livros em um porão com a Segunda Guerra Mundial estourando lá em cima, mas o que muita gente não sabe (eu mesmo não sabia até esse Armada Cast #3) é que ele também lutou na guerra: ele serviu como oficial de sinais no Somme , participando da Batalha de Ridge Thiepval e o ataque subsequente, no Reduto Schwaben. Para muitos especialistas, há uma ligação muito forte e metáforas em “O Senhor dos Anéis” (que foi o livro que foi escrito maior parte durante a Segunda Guerra e uma pequena parte no seu desfecho) em relação à Inglaterra durante e após a Segunda Guerra Mundial. Há alguns anos, o The Daily Telegraph afirmou que o escritor recusou uma oferta em dinheiro para se tornar recruta em tempo integral, por razões desconhecidas.

É realmente um pouco complicado escrever curiosidades aqui sem dar spoilers do Armada Cast #3. Mas agora que você já deu uma esquentada, fique ligado, hoje, dia 02/11 ou amanhã 03/11 estará no ar o episódio 3 do Armada Cast e você vai descobrir muito mais não só sobre Tolkien, mas sobre SIlmarllion, O Hobbit, Senhor dos Aneis e etc.

Fique ligado na nossa aba “Armada Cast” logo acima, ou caso você tenha algum dispositivo da Apple (iPhone/iPad/iPod/iTouch) , faça o download do aplicativo “Podcasts” e assine o nosso podcast pesquisando “Armada Cast” no catálogo. Ou então olhe no link direto para o podomatic.

Ah, e caso queira saber curiosidades sobre o Sr. dos Anéis, clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s