Mesmo com queda de usuários, Orkut tem mais denúncias por crimes virtuais

Embora o Orkut tenha deixado de ser a rede social mais usada do Brasil, ele continua liderando alguns rankings — nem que seja aqueles em que ninguém gostaria de estar. Segundo relatórios divulgados pela ONG Safernet Brasil, a página é a líder em denúncias de crimes virtuais.

Segundo a organização, o site acumulou mais de 323 mil denúncias nos últimos seis anos nos endereços “orkut.com” e “orkut.com.br”. Para se ter uma ideia da gravidade da situação, esse valor corresponde a nada menos do que 70% de todas as entradas catalogadas pela ONG.

A diferença com outras redes sociais também é gritante. O Facebook ocupa a quarta colocação no infeliz ranking, com mais de 11 mil denúncias, ou seja, 2% do total. Já o Twitter é ainda mais inexpressivo — ou inocente, no caso —, com “somente” 7,3 mil denúncias.

No entanto, segundo o diretor de tecnologia do Safernet, Caio Sacramento, esses números devem mudar consideravelmente nos próximos anos. Com a ascensão do Facebook e a queda do Orkut, a tendência é que a quantidade de denúncias originadas nesta rede social caia em breve, fazendo com que os advogados de Mark Zuckerberg tenham que trabalhar um pouco mais para resolver essas questões, uma vez que os usuários que migram de uma rede para a outra também levam os problemas junto.

Números alarmantes

Segundo a ONG, entre os anos de 2006 e 2012, foram mais de 3,1 milhões de denúncias catalogadas em mais de 500 mil sites de todo o mundo. Como se esse número não fosse problemático o suficiente, a natureza de cada uma delas torna tudo ainda pior.

Conforme revelado pelo Safernet Brasil, mais de 38% correspondem a crimes relacionados à pornografia infantil. Isso representa mais de 4 mil denúncias nos últimos seis anos. Já o racismo é o segundo crime virtual mais cometido em redes sociais, com 21,8% das marcações no período.

Via: Tech Mundo
Anúncios

Uma resposta em “Mesmo com queda de usuários, Orkut tem mais denúncias por crimes virtuais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s